Osasco / SP - quinta-feira, 25 de abril de 2024

A psicoterapia

            A consciência, quando se ilumina, é como a luz do sol: faz desabrochar tudo o que a escuridão oculta. A psicoterapia – procedimento em que o terapeuta, ao caminhar lado a lado com o paciente, ajuda-o no processo de autoconhecimento – age na mente humana como a luz do sol na natureza: revela o que está escondido no subconsciente, facilitando a elaboração consciente das frustrações, dos traumas, dos conflitos.

            Em situações ideais, o processo terapêutico deve contar com um ambiente favorável (o consultório, por exemplo), uma previsão de regularidade do tratamento (periodicidade, horário de início e término das sessões de terapia) e um contato terapêutico adequado.

            O alicerce da psicoterapia está na relação terapeuta-paciente. Para o sucesso do tratamento, da parte do paciente, é fundamental a sua adesão voluntária. E, da parte do terapeuta, é necessário que preencha duas condições fundamentais: em primeiro lugar, ser capaz de se colocar no lugar do paciente, de sentir suas dores, suas alegrias; em segundo lugar, ter uma formação profissional que lhe permita compreender e elaborar a problemática do paciente, refletindo-a, como um espelho, para que o paciente possa se enxergar melhor.

            A psicoterapia, como meio de autoconhecimento, pode ser aplicada também às pessoas que, apesar de se considerarem saudáveis, queiram se  conhecer melhor e enriquecer sua existência com novas experiências, novas conquistas.